Na Mídia, Notícias

Maurício Trindade vai propor a ACM Neto medidas contra disseminação do coronavírus em Salvador

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador Maurício Trindade (Democratas), vai propor uma reunião, na próxima semana, com o prefeito ACM Neto (Democratas), para sugerir uma série de medidas a serem adotadas na cidade contra a disseminação do coronavírus.

De acordo com ele, as ações já estavam sendo discutidas com o secretário municipal de Saúde, Léo Prates. “Tenho acompanhado permanentemente as ações que ele está tomando pra prevenção e, se necessário,  tratamento de portadores do vírus”, disse Trindade ao portal M!.

Conforme o edil, as duas principais medidas a serem tomadas são: a obrigatoriedade de que o acionamento das pias e descargas de locais de uso público sejam sem contato manual e o início do atendimento, às 7h, das unidades de saúde do município. Isso evitaria, segundo ele, “que os pacientes fiquem em filas de espera pela abertura às 8h como ocorre hoje”

Ele também pontuou outras providências a serem adotadas: antecipação das férias e licenças de todos  funcionários municipais com mais de 60 anos; obrigatoriedade de disponibilização de álcool gel em todas estações de ônibus e metrô; suspensão das atividades dos grupos de idosos das unidades da prefeitura, a exemplo do CRAS; e suspensão de todos eventos de aglomeração que sejam organizados ou patrocinados pela prefeitura.

Além dessas, há outras ações como: suspensão dos serviços não emergenciais que acumulem pessoas, como Bolsa Família; a permissão de venda de ingressos até 50% da capacidade de lotação de cinemas e de no máximo 100 pessoas para casas de shows; e vacinação das crianças nas próprias escolas e creches da rede municipal.

“A atual vacinação nos postos tem tido baixíssima aceitação, pois as mães estão trabalhando no horário em que os postos estão abertos”, contou Maurício Trindade.

[Publicado Originalmente em: Muita Informação]