Notícias

Maurício Trindade sugere redução de impostos para quem adotar crianças ou adolescentes

O vereador Maurício Trindade (DEM) apresentou um Projeto de Indicação 581/17 na Câmara Municipal que pretende mudar a situação da adoção de crianças e adolescentes em Salvador. O parlamentar sugere ao prefeito ACM Neto (DEM) que reduza o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU ao contribuinte que adotar uma criança ou adolescentes.

O Cadastro Nacional de Adoção divulgou que  até maio de 2017, 7.617 crianças estão aguardando por adoção no Brasil. Segundo dados estatísticos do Conselho Nacional de Justiça, existem 46.000 crianças e adolescentes vivendo em abrigos. Destes, apenas 7.493 estão no Cadastro Nacional de Adoção, ou seja, apenas 16,3% do total. Na Bahia, de acordo com a  Coordenadoria da Infância e da Juventude TJBA (CIJ), 105 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção.

“As campanhas de sensibilização para a importância da adoção são válidas, mas é necessário criar iniciativas concretas para isso, como a redução de impostos, por exemplo. Cabe a sociedade e ao Executivo promover vias que diminuam os custos das famílias, beneficiando assim o processo de adoção”, concluiu o vereador.