Maurício Trindade aponta medidas de prevenção à pandemia
O vereador e médico Maurício Trindade (DEM), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, sugere à Prefeitura de Salvador novas medidas de combate ao COVID-19. Entre as ações ele pede que o prefeito ACM Neto instale barreiras para controle e detecção de possíveis pessoas infectadas em estações de metrô e ônibus, criação de um canal de atendimento para o cidadão que tem dúvida sobre a doença e repasse de R$ 60 milhões da educação para a saúde.
Em relação ao controle do contágio em ônibus e metrôs, Maurício sugeriu o uso dos termômetros de infravermelho que não precisam de contato para verificar a temperatura corporal dos passageiros. “Medidas semelhantes foram tomadas em todos os locais com histórico de disseminação, como forma de prevenção, demonstrando êxito no controle e redução dos casos de infecção por coronavírus”, diz o vereador.
Referente ao canal de comunicação, o presidente da Comissão de Saúde defende a criação de uma central de atendimento, o “Coronafone”, o que para ele tem objetivo de ouvir o cidadão e tirar dúvidas a respeito da doença. “A medida visa evitar a ida de pessoas aos postos e realizar de forma correta o encaminhamento, quando necessário, aos locais de atendimento. Vai evitar a circulação desnecessária de paciente e prevenir a contaminação comunitária”, explica o vereador.
Educação e saúde
Maurício Trindade também solicitou a suspensão imediata dos contratos das empresas terceirizadas prestadoras de serviços à rede municipal de educação. De acordo com o vereador, a intenção é que esse recurso seja transferido para a área da saúde e auxilie no enfrentamento do coronavírus.
O vereador ressalta que as aulas estão suspensas em decorrência da pandemia da COVID-19, o que possibilita o repasse. Ele sugere a utilização desta verba com extrema urgência.
“Solicito que o recurso, estimado em R$ 60 milhões mensais, seja transferido imediatamente para ajudar na guerra contra o coronavírus em nossa cidade”, afirmou.