Notícias

Importância da nutrição para saúde foi tema de seminário na Câmara

Em seminário realizado nesta quarta-feira (16), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, foi discutido o impacto da nutrição na saúde das pessoas. O evento intitulado “Seminário de Nutrição no Município de Salvador” foi organizado pelo vereador Maurício Trindade (DEM).

O parlamentar é autor do Projeto de Indicação nº 574/17, que sugere à Prefeitura a implantação do atendimento de profissionais de Nutrição em todos os postos de saúde do município.

“Este seminário integrou o Programa de Integração Câmara e Sociedade. Uma das discussões foi acerca do nosso projeto de indicação para a ampliação dos profissionais de saúde no município”.

Segundo o parlamentar, “nas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), por exemplo, é necessário incluir nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos”.

Maurício Trindade afirmou que acredita que “o prefeito terá uma grande receptividade a este projeto. Afinal é um investimento em prevenção que vai reduzir muito os gastos com os tratamentos dos pacientes”.

Palestra

O evento foi iniciado pela palestra “A Importância da Alimentação Saudável na Prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, proferida pela nutricionista Jéssica Santos Oliveira. “A obesidade é responsável pela redução da expectativa de vida”, afirmou. Ela demonstrou a relação entre a obesidade e “doença renal, alguns tipos de câncer, apneia do sono, doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e, principalmente, doenças cardiovasculares”.

Segundo o nutricionista Diego Dantas, “a obesidade atinge 1/3 da população mundial”. Ele afirmou também que em muitas intervenções cirúrgicas é necessário o acompanhamento posterior de um nutricionista. “A cirurgia bariátrica, por exemplo, não é só uma questão estética. Trata-se, antes de tudo, de resolver um problema de saúde”. Segundo Diego Dantas, “em casos como esse é fundamental que o nutricionista acompanhe o paciente para o êxito no processo pós-operatório”.

Também integrante da mesa, Rose Mary Feliciano Dias, mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde Pela Vida, denunciou que “a maioria dos restaurantes de shoppings em Salvador não conta com nutricionistas”.

A plateia do evento foi composta majoritariamente por universitários do curso de Nutrição.

Fonte: Site da Câmara.