Na Mídia, Notícias

Comissão de Saúde faz balanço das visitas a unidades de atendimento

[Publicado originalmente em Câmara Municipal de Salvador]

O presidente do colegiado, Maurício Trindade, fez um levantamento e sugeriu melhorias necessárias 

A Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social da Câmara Municipal de Salvador tem realizado visitas diárias às unidades de saúde do município com o intuito de detectar necessidades e apresentar sugestões para elevar a qualidade do atendimento à população. “Entre os vários problemas encontrados o mais recorrente tem sido a falta de medicação básica. Algumas, inclusive, essenciais para tratamento de pressão, diabetes e saúde mental, cuja irregularidade no fornecimento causa agravamento da doença”, afirma o presidente do colegiado, vereador Maurício Trindade (DEM).

Para Maurício Trindade, o ponto sempre positivo é a qualidade das equipes. “Os profissionais estão sempre disponíveis, os setor de vacinação trabalha com materiais sempre novos e o pessoal de acolhimento e curativos se destaca”, ressaltou o vereador.
Paras solucionar a escassez de alguns medicamentos, a comissão sugeriu que fossem feitos estoques dos mais procurados, além de antecipação dos processos de compra, aquisições pela modalidade de registo de preço ou, ainda, emergencial, devido à gravidade do problema.

O presidente do colegiado sinalizou que há, na capital, cerca de 300 salas sem condições de uso, devido à falta de ar condicionado, esgotos entupidos e paredes com mofo. “São salas de médicos, dentistas, coleta de laboratório e curativos que equivaleriam, em pleno funcionamento, à abertura de 20 novos postos de saúde”, pontua Maurício Trindade.

Foram encontrados muitos locais de espera dos pacientes sem cadeiras, ou sob sol e chuva necessitando urgente de adequação. Maurício Trindade também condenou as gigantescas filas de espera, com pacientes em pé nos corredores. “Esse é um problema que seria facilmente sanado com a distribuição de senhas”, pontuou o parlamentar que é médico.

Fiscalização

Nas visitas, que vêm sendo realizadas desde o mês passado, o colegiado detectou dezenas de equipes incompletas, sem médicos, enfermeiras ou dentistas. “Isso acarreta baixa qualidade de atendimento além de sobrecarregar os profissionais existentes”, destacou o presidente da Comissão de Saúde.
Além da infraestrutura, a comissão também questionou a falta de segurança das unidades. “Acreditamos que esse problema pode ser minimizado com a instalação de monitoramento por câmeras e vigilância remota além de grades de segurança principalmente nos guichês de marcação de exames e farmácia”, defendeu Trindade.
A comissão sugere a troca de empresas de manutenção predial e de gestão das unidades. “Nas excursões, foi encontrado lixo e muitos móveis sem condições de uso. Encontramos, inclusive, locais com ninhos de ratos e escorpiões, o que é inadmissível nas unidades públicas de saúde”, destacou o vereador.
Para a Comissão de Saúde, é necessária a transformação do pronto-atendimento do Marback em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O colegiado também propõe que o antigo 5º Centro, da Centenário, que funciona atualmente como Posto de Saúde da Família, torne-se uma unidade básica ou multicentro para atender à demanda da população local.

“As diretorias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) devem fazer visitas constantes às unidades o que os permitiria conhecer os problemas e de imediato planejar soluções que, em muitos casos, são bastante simples como as que sugerimos”, ressaltou Maurício Trindade.
A comissão ressaltou a gestão do ex-secretário Luiz Galvão e desejou boa sorte ao novo secretário Leo Prates. “Temos certeza de que Prates dará continuidade às iniciativas e, em breve, teremos uma saúde de melhor qualidade na cidade, principalmente, se acatar a indicação da Câmara de trocar impostos municipais devido por entidades e profissionais de saúde (clínicas, consultórios e hospitais) por serviços, o que ampliará imensamente a oferta acabando com a espera dos pacientes na regulação”, defendeu o vereador.

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

[Publicado originalmente em Câmara Municipal de Salvador]